UFRRJ em parceria com outras IES promove seminário que discute a relação do empresariado com a ditadura

Mesa redonda e lançamento de livros na Rural aconteceram no dia 03 de Outubro

— por Lucas Meireles

(Foto: Divulgação)

A UFRRJ trouxe, no dia 03 de outubro, a partir das 14h, no Auditório da Nova Biblioteca (campus Seropédica), uma discussão sobre o papel do empresariado brasileiro em tempos de ditadura. O evento, sob o título  “Seminário Nacional Empresariado e Ditadura Militar no Brasil”, contou com palestras e lançamento de livro, em torno do tema.  Organizado pelo Grupo de Trabalho “Empresariado e Ditadura no Brasil”. parceria entre o Laboratório de Estudos Sobre Militares na Política da UFRJ (Lemp) e o Laboratório de Economia e História da UFRRJ (Lehi), o seminário teve sede em quatro instituições de ensino. UFRJ, UFRRJ, UERJ e FGV propuseram um conjunto de atividades. No dia 01/10, um ciclo de palestras sobre o tema aconteceu também na UFRRJ. No dia 02/10, foi a vez da FGV sediar as discussões. No dia 04/10, a UERj se encarregou de trazer o debate à tona.

Na UFRRJ, a  programação esteve em torno da mesa-redonda “Empresariado, grupos econômicos e ditadura no Brasil”, com a participação de diversos pesquisadores: o mestrando em História, Marlon Rodrigues, o professor Caio Martins Bugiato (DHRI), professor de História do Colégio Pedro II,  João Braga Arêas, e o professor do Departamento de Ciências Humanas e do Programa de Pós-Graduação em História, Rafael Vaz da Motta Brandão.

O debate contou com a presença de cerca de 60 pessoas. Rodrigues abordou o papel dos empresários católicos da ADCE (Associação dos Dirigentes Cristãos de Empresas) e o golpe de 1964. Bugiato tratou do BNDES e a relação com ditadura brasileira. Arêas, por sua vez, explicou a relação das Organizações Globo com a ditadura. Brandão abordou o papel dos empresários do setor bancário e a relação com o mesmo período histórico.

Mesa do Empresariado, grupos econômicos e Ditadura no Brasil no Auditório da Biblioteca (Foto: Divulgação)

Depois ocorre uma seção de lançamentos de livros.  Cláudio Bezerra de Vasconcelos, com a obra  Repressão a militares na ditadura pós-1964. João Braga Arêas, com o título As Batalhas de O Globo: ditadura militar, Globo x Collor, privatizações e a vitória do PT em 2002. Pedro Campos e Rafael Brandão  com a temática Política Econômica nos Anos de Chumbo. Rafael Vaz da Motta Brandão, com  e exemplar O Negócio do Século: o acordo nuclear Brasil-Alemanha. Renato Lemos, com a publicação,  Ditadura, anistia e transição política no Brasil (1964-1979).

Público acompanhando o lançamento dos livros no Auditório Paulo Freire (Foto: Divulgação)

“Entendo que o dramático momento político em que infelizmente vivemos demanda iniciativas e eventos como o que tivemos, que desnudam o perfil de classe do golpe e ditadura e evidenciam a quem eles serviram”, analisou o professor e organizador Pedro Campos (DLC).

  • Generic selectors
    Exact matches only
    Search in title
    Search in content
    Search in posts
    Search in pages


  • Notícias Relacionadas

    Economia e Estatística Rural comemora 100 anos de cátedra no Brasil

    CPDA promove seminário sobre políticas públicas para o meio rural

    I Seminário Internacional Latino-Afro-Hispânico acontece no IM

    Golpe de 2016 é tema de seminário de Serviço Social

    Ex-aluno de Belas Artes lança livro de fantasia